BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como DevOps pode ajudar no gerenciamento da TI híbrida?

Adotar essa abordagem na infraestrutura corporativa permite uma maior flexibilidade e agilidade para entregar serviços focados nos usuários.

 

Como DevOps pode ajudar no gerenciamento da TI híbrida?

 

As infraestruturas de TI estão evoluindo, deixando para trás os sistemas tradicionais locais para adotar estratégias híbridas, que vinculam serviços locais e na nuvem. Essa abordagem traz diversos benefícios para as empresas de todos os setores e tamanhos, como agilidade, eficiência, redução de custos e maior segurança. Entretanto, muitas delas ainda estão enfrentando desafios para conseguir implementar e sustentar um ecossistema eficaz de TI híbrida.

Para lidar com as dificuldades na adoção desse modelo de TI é necessário incorporar os princípios de uma cultura DevOps, o que permite que as corporações sejam bem-sucedidas no processo devido a sua capacidade de efetuar o gerenciamento das mudanças realizadas e das constantes alternâncias de tarefas.

DevOps é um alinhamento entre as equipes de desenvolvimento e de operações em relação aos processos, ferramentas e responsabilidades. Ele ajuda a melhorar os processos da corporação para que seja possível acelerar a entrega e a qualidade de serviços/produtos, melhorar o desempenho e capacidade de respostas e de escalabilidade.

A TI híbrida visa fornecer serviços de TI aos usuários finais de forma otimizada e a adoção de uma cultura DevOps pode melhorar esse processo com uma maior colaboração, integração contínua e entrega de serviços focada no usuário.

Uma das maiores vantagens de vincular essas abordagens é a flexibilidade de escolher entre a utilização de serviços locais ou na nuvem, permitindo que os profissionais considerem as necessidades de recursos, segurança e desempenho de cada carga de trabalho antes de decidir onde ela deva ser implantada. Isso permite uma rápida implementação e provisionamento da infraestrutura.

Realizar a adoção de serviços na nuvem no ambiente corporativo gera alguns obstáculos no gerenciamento para atender às necessidades de desempenho da empresa. Assim, ao aplicar a cultura DevOps, com o monitoramento contínuo, maior desempenho e colaboração, a TI consegue reduzir os riscos relacionados às frequentes mudanças no ambiente.

Para aproveitar os princípios da abordagem DevOps no ambiente híbrido, a equipe de TI deve levar em conta algumas práticas. São elas:


Foco no usuário e na qualidade de serviços: a base da cultura DevOps é oferecer a maior qualidade de serviços aos usuários por meio de atualizações, mudanças e implantações, além de proporcionar mais rapidez no tempo de resposta a problemas. A TI deve utilizar esses recursos na abordagem híbrida para agilizar as mudanças na infraestrutura, tornar as aplicações mais ágeis, otimizadas e escalonáveis para, assim, alcançar uma maior eficiência organizacional.

Otimização da visibilidade: ter uma visão completa do Data Center local e do ambiente em nuvem é essencial. Por isso, é necessário contar com um painel e um conjunto de ferramentas eficientes que monitorem ambas as plataformas. Poder contar com essa visibilidade, possibilitará uma abordagem mais eficaz, com rápidas correções de falhas e, consequentemente, melhor experiência para os usuários.

Colaboração entre a equipe: para ter uma boa qualidade de serviço, os aplicativos, tanto no local como na nuvem, precisam ter um bom desempenho, visibilidade e transparência. Por isso, exigem colaboração de toda a equipe e a utilização de ferramentas de monitoramento.

Monitoramento como prioridade: uma abordagem de monitoramento ampla permitirá que a TI tome decisões mais precisas, conte com um sistema que oferece insights sobre erros, colaboração, detalhes de uso, entre outras informações.

A utilização de Cloud Computing nas corporações representa o futuro dos negócios, portanto a TI precisa estar preparada para manter um ambiente virtual híbrido. Para que as empresas se tornem capazes de unir as duas abordagens - local e nuvem - de forma eficiente, as práticas recomendadas de DevOps podem fazer a diferença para a empresa entregar a seus clientes sempre um maior desempenho e serviços de qualidade.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.