BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como defender o Data Center corporativo de ameaças modernas?

Algumas medidas podem evitar que pessoas mal-intencionadas acessem informações sigilosas das empresas e coloquem em risco o negócio de seus clientes.

 

Como defender o Data Center corporativo de ameaças modernas?

 

Os ataques cibernéticos estão aumentando de forma acelerada e, junto a eles, os gastos das empresas com soluções de segurança. O cibercrime está mais sofisticado e complexo, o que faz a tarefa de proteger as informações corporativas mais difícil de ser executada.

O mundo dos negócios está cada vez mais virtualizado, o que exige ainda mais proteção contra essas ameaças e desafia os administradores de Data Center a mantê-lo totalmente seguro, sem comprometer o desempenho e a funcionalidade dos ambientes.

Essas preocupações são, muitas vezes, o principal obstáculo para virtualizar aplicaticações e adotar a computação em nuvem, por isso, melhorar a segurança é fundamental para aproveitar todos os benefícios do Data Center e fornecer uma infraestrutura gerenciável e em conformidade.

Quando um hacker consegue invadir o centro de dados de uma empresa, ele passa a ter acesso a informações financeiras, sigilosas e de outros assuntos importantes, o que pode causar grande impacto negativo à empresa.

As soluções de segurança tradicionais, ainda utilizadas por muitas corporações, já não são suficientes para realizar a defesa total dos dados, pois o Data Center possui requisitos específicos, como os relacionados ao provisionamento, desempenho, tráfego, entre outros.

Primeiramente, é possível prevenir o ambiente ao detectar as ameaças com antecedência necessária para impedir impactos, identificar e corrigir os riscos que o Data Center da empresa sofre, além de eliminar pontos falhos que possam ser cruciais em uma invasão, como problemas na confiabilidade de informações e erros de redundância.

Para proteger o Data Center de riscos mais sofisticados, é necessário contar com uma boa estratégia e soluções de segurança eficientes. Confira algumas medidas que irão ajudar nesta tarefa:


Redundância

Manter a redundância de dados por meio de backups em locais externos e na nuvem é essencial para garantir a vitalidade da informação em caso de falhas nas operações ou de desastres naturais. Dessa forma, é possível restabelecer e executar os dados em outro lugar.

 

Recuperação de desastres

A equipe de TI precisa desenvolver um plano de recuperação de desastres que indique quais os processos e medidas devem ser executados para garantir que os prejuízos da empresa sejam os menores possíveis.

Criptografia de dados

Para garantir a proteção das informações que estão armazenadas no Data Center, é fundamental que os arquivos estejam criptografados, ou seja, codificados por senha para impedir que intrusos consigam interceptar as informações e apenas pessoas autorizadas possam ter acesso.

Disponibilidade de ativos

Interrupções nos serviços podem causar grandes prejuízos, tanto na produtividade dos colaboradores, financeiros e até para a imagem da empresa, portanto é necessário dar prioridade para aquelas ameaças que podem provocar indisponibilidade no sistema. Sua detecção precisa ser feita o mais rápido possível e a equipe de TI deve estar preparada para lidar com esses problemas.

Infraestrutura de rede e conectividade

Além de proteger os serviços mais críticos, é preciso estar alerta aos perigos que envolvem a infraestrutura de rede e os mecanismos de entrada e saída de dados do Data Center.

Muitos dos ataques que atingem a rede podem ser bloqueados no centro de dados, mas, se o volume for elevado, a TI deverá atuar junto ao fornecedor dos serviços gerenciados de segurança para bloquear as ameaças. Além disso, é necessário estabelecer processos de comunicação com os provedores e criar políticas de segurança bem definidas.

Visibilidade

Uma característica importante dos processos de segurança é a visibilidade. A empresa deve investir em ferramentas que realizem a análise de tráfego dos dados, para que seja possível detectar quando surgir ameaças, monitorar o tráfego dentro do Data Center, além de evitar que informações sejam removidas ou acessadas por pessoas não autorizadas.

O cenário de ameaças está se transformando a todo momento, por isso é preciso ter uma visão completa de todo o sistema corporativo para ser possível identificar e deter ameaças. Essa tarefa não é simples, portanto a TI deve estar sempre preparada para lidar com os possíveis perigos.

 

Baixar agora o whitepaper

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: