BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a AI e IoT estão influenciando a gestão de dados?

Entenda como estas duas tendências podem otimizar o gerenciamento dos dados corporativos, que se tornou essencial para os negócios.

 

Como a AI e IoT estão influenciando a gestão de dados?

 

 

O gerenciamento de dados se tornou uma tarefa extremamente importante para as empresas, podendo até mudar completamente seu destino no mercado. Após a Transformação Digital e a disseminação da Internet das Coisas (IoT) no ambiente corporativo, esse processo precisou ser aprimorado, pois planilhas de controle e silos de informação deixaram de ser suficientes para realizar a gestão dos dados corporativos.

Com a IoT, a quantidade de dados na rede corporativa está se multiplicando a todo momento e o número de dispositivos conectados no ambiente de trabalho continua crescendo. Isso está criando uma avalanche de informações que precisam ser coletadas, organizadas e analisadas.

Quando uma empresa consegue controlar e gerenciar esse fluxo de informações, passa a contar com ajuda para acelerar processos, criar campanhas eficientes de marketing, melhorar o atendimento dos clientes e otimizar a tomada de decisões corporativas.

Devido a todas essas vantagens, muitas empresas já entenderam a importância de possuir softwares inteligentes para gerenciar as informações corretamente e economizar tempo e investimentos.

Há diferentes ferramentas, técnicas e práticas disponíveis no mercado que podem auxiliar as organizações na coleta, exploração, armazenamento e análise de dados. É papel do CIO buscar por aquelas que se adequem melhor às necessidades de sua empresa para, assim, conseguir enfrentar os desafios impostos pelo aumento expressivo de dados gerados e ser capaz de aproveitar os insights poderosos que essas informações podem proporcionar para

os negócios.

 

 

 


O Aprendizado de Máquina e a Inteligência Artificial são duas tendências que estão sendo adotadas pelas corporações e que, cada dia mais, passam a assumir um papel importante na gestão de informações.

A Inteligência Artificial já está presente em alguns setores, como o da saúde e da tecnologia e, agora, está se adaptando ainda mais ao mundo dos negócios. Integrada à IoT, redes sociais e análises preditivas de dados, com o auxílio da capacidade de aprendizagem, a AI possibilita que sistemas de gestão possam interagir e auxiliar os usuários de formas que antes eram limitadas. Isso permite sua incorporação às rotinas corporativas para otimizar os processos de análise.

Ela pode ser aplicada em diferentes áreas e setores de negócios, proporcionando interpretações de uma série de informações que antes eram ignoradas pelos gestores, mas que podem ser úteis para as estratégias de negócios.

Os softwares baseados em AI ainda conseguem projetar cenários e consequências que decisões corporativas tomadas podem gerar por meio das análises dos bancos de dados da empresa. Eles são capazes de identificar perfis de comportamento dos usuários para, assim, antecipar ações e fornecer informações antes mesmo que elas sejam solicitadas.

Esses novos sistemas de gestão são considerados inteligentes por contarem com a capacidade de aprender ao identificarem padrões de comportamento. Eles geram resultados positivos para as empresas, proporcionando ganhos na eficiência e análises mais precisas para se tomar decisões estratégicas assertivas.

Uma vez que um dos objetivos da IoT é obter dados e convertê-los em informações para aprimorar o desempenho corporativo, é essencial que os gestores de TI estejam preparados para utilizar essas soluções inteligentes, transformando dados brutos em úteis e melhorando sua entrega. Afinal, seja para uso comercial ou para tomada de decisões internas ou externas, as demandas de acesso a esses dados continuarão a crescer e a exigir maior agilidade e precisão.


 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.