BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

A chave para o sucesso da hiperconvergência em PMEs

Antes direcionada apenas para grandes empresas, essa tecnologia já está disponível para pequenos e médios negócios. Mas algumas medidas são essenciais para sua implementação.

 

A chave para o sucesso da hiperconvergência em PMEs

 

Grandes corporações já estão familiarizadas com infraestruturas hiperconvergentes (HCI) por precisarem centenas de máquinas virtuais (VMs) ao mesmo tempo em que devem ser capazes de escalar rapidamente conforme mudanças em suas demandas, e isso só é possível graças a HCI. Essa tecnologia também permite que as empresas se preocupem menos com seus Data Centers e possam gerenciar todas as suas VMs a partir de um único console.

Enquanto isso, as pequenas e médias empresas (PMEs) ainda possuem grandes receios de implementarem essa tecnologia por conta das diversas transformações que ela gera para a corporação. Porém, a hiperconvergência pode oferecer configurações e recursos que trarão diversos benefícios também a negócios menores.

Muitas PMEs não contam com especialistas em TI dedicados a questões de armazenamento, rede e virtualização, por isso escolher as configurações certas com preços adequados pode ser um grande desafio.

Para resolver o problema desse público, alguns fornecedores de HCI oferecem configurações de tamanho e custos adequadas às suas necessidades. Além disso, diversos fabricantes de hardware estão apostando em parcerias com líderes de software para atender pequenas e médias empresas.

Essas corporações devem buscar alternativas hiperconvergentes que se encaixem aos seus negócios para ser possível integrar nativamente servidor, armazenamento e virtualização, além de simplificar a camada da infraestrutura em uma única plataforma com economia de espaço, alto desempenho e confiabilidade. Algumas soluções voltadas para esse nicho oferecem softwares pré-instalados e prontos para executar aplicações virtualizadas em poucos minutos.

Soluções HCI requerem alguns recursos de servidor para executar seus clusters de armazenamento. Mas, as pequenas empresas conseguem utilizar apenas metade desses recursos de computação e armazenamento que adquirem. Como as PMEs normalmente não se preocupam com a possibilidade de expandir sua implantação, pois o número de VMs que costuma trabalhar não variam repentinamente, é mais importante que as soluções estejam disponíveis em configurações menores para atender às suas necessidades sem desperdícios de recursos.

Até pouco tempo atrás, era uma tarefa complicada para fornecedores oferecer esse nível de escala de recursos, mas alguns deles já estão disponibilizando plataformas HCI configuradas para escritórios remotos, que escalam níveis menores de nós do que o normal. Essas configurações podem ser ideais para PMEs.

A questão financeira é outro ponto de atenção a ser levado em conta. Equilibrar os orçamentos e a criticidade da infraestrutura é um desafio enfrentado pela TI. As grandes corporações driblam esse problema remodelando suas infraestruturas do Data Center, mas PMEs são, muitas vezes, incapazes de fazer mudanças drásticas por falta de verba e requisitos de treinamento.

Para contornar esse problema, elas devem buscar soluções mais simples e acessíveis que integrem nativamente servidor, armazenamento e virtualização. Além disso, essas ofertas precisam simplificar a camada da infraestrutura em uma única plataforma, com economia de espaço, que pode alimentar um grande número de VMs com desempenho e confiabilidade.

A maioria das plataformas ainda é projetada para grandes organizações que já estão consolidadas e prontas para as transformações digitais, mas muitos fornecedores estão começando a direcionar suas soluções também para empresas menores. Portanto, preparar seu negócio para a hiperconvergência já é possível e essencial.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados