BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 tendências tecnológicas que serão estratégicas em 2018

Confira as principais tendências que serão exploradas neste ano e que podem transformar as formas como as empresas dirigem seus negócios. 

 

6 tendências tecnológicas que serão estratégicas em 2018

 

 

Nos últimos anos, a tecnologia se transformou de um departamento de suporte técnico para uma peça-chave na tomada de decisões das empresas. A transformação digital, junto com a Internet das Coisas popularizou a mobilidade nos ambientes de trabalho, trazendo grandes mudanças para a forma de trabalhar de todos os funcionários e ainda tem permitido a hiperconexão das coisas, revolucionando o dia a dia das pessoas e criando verdadeiras cidades inteligentes.

O potencial disruptivo tem se desenvolvido e, cada vez mais, rompido barreiras com os modelos tradicionais de negócios e, nos próximos anos, causará um impacto ainda maior nas principais inovações que irão marcar o mercado de TI em 2018.


Inteligência Artificial (AI), experiências imersivas, ambientes digitais e realidade aumentada. Esses e outros conceitos estão ganhando força e crescendo rapidamente. As próximas tendências estão se baseando nessa realidade digital e atingirão altos potenciais nos próximos cinco anos de acordo com o Gartner.

As principais tendências exploram a forma como tudo está se transformando em digital e a hiperconexão de pessoas e empresas para se atingir resultados melhores e criar ambientes flexíveis, rápidos e aprimorados, o que torna possível transformar os negócios.

Confira quais são as principais tendências tecnológicas para o novo ano:

Adendos da Inteligência Artificial


A habilidade da AI em permitir que objetos aprendam e se adaptam a novas realidades de forma automática será um dos principais pontos a ser explorados no próximo ano.

Os fabricantes de tecnologia estão buscando utilizar essa e outras capacidades da AI para criar soluções aprimoradas que permitam tomadas de decisões mais assertivas, revolucionando os modelos de negócios para que seja possível oferecer uma melhor experiência aos clientes, mais personalizada.

Apps inteligentes e Analytics

 

A AI também estará incorporada no desenvolvimento de aplicativos e serviços para torná-los inteligentes e capazes de criar uma camada intermediária entre usuários e sistemas, possibilitando a transformação da natureza do trabalho e a estrutura dos ambientes.

Aplicada aos softwares de Analytics, as empresas poderão contar com a automatização e otimização da preparação e análise de dados, o que permitirá transformá-los, sejam estruturados ou não, em conteúdos úteis e decisivos para os negócios


Objetos inteligentes


A inovação está abrindo espaço para a efetivação da geração de coisas inteligentes capazes de desenvolver comportamentos e interações avançadas. Nos próximos anos, veículos autônomos, robôs e drones terão suas capacidades aprimoradas para realizar tarefas e se conectar com os consumidores e sistemas corporativos.

 

 
 

Digital Twins


Essa tendência se refere à representação digital de sistemas físicos e, se bem projetada, tem o potencial de revolucionar a tomada de decisões estratégicas das empresas. As representações digitais estão ligadas a seu sistema real e, assim, conseguem melhorar as operações, responder a mudanças de forma mais rápida e agregar valor.

As organizações que implementarem essa tecnologia contarão com uma otimização na coleta e visualização de dados, uma melhor aplicação de Analytics e, consequentemente, terão respostas mais rápidas e efetivas no mercado.


Blockchain


A forma como o blockchain afetará os negócios representará uma verdadeira evolução para os mecanismos centralizados atuais de transações e manutenção de registros. Essa plataforma de transformação digital servirá como base de negócios digitais disruptivos e mostrará um grande potencial para aplicações dos mais variados setores e não apenas para serviços financeiros como foi originado. Essa tendência ainda é uma promessa a longo prazo, mas já apresenta potencial para os negócios digitais.

Sistemas Conversacionais


Sistemas conversacionais são conceitos que utilizam interfaces de comunicação interativas capazes de receber comandos dos usuários e prometem transformar a forma como os seres humanos interagem com o meio digital. Eles respondem por meio de algumas funções, apresentando conteúdos ou solicitando uma entrada adicional para oferecer resultados complexos.

Nos próximos anos, esses sistemas serão foco na criação de aplicações interativas que serão entregues em hardwares dedicados, com recursos de sistema operacional e plataformas potentes.


Os objetos inteligentes, que podem facilitar a interação dos usuários com o ambiente digital, além de serem capazes de fornecer insights poderosos para os negócios a partir do grande volume de dados gerados pela sociedade, estarão em alta em 2018 e nos próximos anos.

Essa e outras tendências podem melhorar o desempenho das empresas e ser um grande diferencial no mercado. Portanto, os fabricantes de tecnologia estão em busca de soluções que possam superar as barreiras existentes para que elas se tornem adaptáveis aos diferentes ambientes e possam ser ativadas de forma segura nos novos modelos de negócios digitais.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: