BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 habilidades essenciais para se tornar líder de TI

O profissional que visa atingir esse cargo não deve se focar apenas em conhecimento técnico, mas adquirir algumas competências essenciais para se destacar.

 

6 habilidades essenciais para se tornar líder de TI

 

 

O universo da tecnologia está em constante transformação e, para ser possível acompanhar o ritmo dessa evolução, as empresas precisam contar com profissionais de tecnologia da informação, os CIOs (Chief Information Officer), capacitados e preparados para lidar com as novas tendências tecnológicas.

Atualmente, o mercado tem exigido cada vez mais profissionais que sejam capazes de assumir um papel central nas estratégias de negócios. Portanto, para aprimorar suas habilidades, os CIOs precisam buscar sempre por mais especializações e adquirir, regularmente, novas habilidades.

Líderes de TI bem-sucedidos devem ser capazes de obter resultados com rapidez por meio do gerenciamento hábil de projetos, coordenação das equipes de desenvolvimento e, principalmente, por trabalhar lado a lado com o departamento financeiro.

Para conseguir atender todas as suas funções, o líder de TI deve desenvolver algumas habilidades. Veja a seguir quais são elas:

1 - Ser multidisciplinar e focar nos resultados da empresa

Uma das principais características que o novo líder de TI deve adotar é a capacidade de integrar a tecnologia aos outros setores da empresa, respondendo diretamente ao diretor geral da instituição.

Essa habilidade é extremamente importante, pois os projetos de TI deixaram de ser considerados apenas como manutenção e suporte técnico, tornando-se uma peça fundamental para melhorar os resultados da empresa. Assim, o CIO deve dominar a linguagem de negócios e ser capaz de “traduzir” a linguagem técnica para os profissionais das outras áreas.

2 - Ter noção de mercado

A função de um CIO não é mais focada apenas na parte técnica de projetos de TI, agora, ele deve participar da elaboração de estratégias de negócios para tornar a empresa mais competitiva.

É importante que o líder de TI saiba responder questões como: os clientes possuem alguma necessidade específica? O que os concorrentes estão fazendo de diferente? Quais tecnologias poderiam melhorar a experiência dos usuários finais? Entre outras.

 

3 - Ser empreendedor

Não basta apenas ter conhecimento sobre o mercado, o profissional deve estar preparado para encontrar soluções tecnológicas que ajudem a empresa a se aprimorar e adotar as inovações necessárias para melhorar os negócios.

Por isso, é função do líder de TI estar sempre buscando por tecnologias modernas que otimizem processos internos, entregas de serviços e produtos, comunicação entre departamentos e gerenciamento de processos.

4 - Gerenciar projetos

O CIO precisa ser especialista em implementação de soluções tecnológicas para ser capaz de gerenciar e conduzir projetos e equipes. Além disso, é de sua responsabilidade definir as metodologias que serão utilizadas e elaborar as políticas internas dos processos.

5 - Melhorar o relacionamento interpessoal

O profissional de TI deve buscar aprimorar suas habilidades de relacionamento interpessoal, ser capaz de motivar os membros de sua equipe, ter bons argumentos e uma boa relação com todos os colaboradores.

6 - Conhecer tanto a parte técnica quanto a intelectual

É necessário que o CIO domine todo o conteúdo teórico e prático utilizado por sua corporação. Portanto, precisa se atualizar constantemente e buscar por novas competências e pelo conhecimento de novas tecnologias.

Mais do que um profissional técnico, o CIO passa a ser o líder de toda a transformação digital de sua empresa. Ele deve ser um gestor organizacional, ajudando os outros colaboradores a adotarem e se adaptarem às novas tecnologias implementadas. Além de conhecer sistemas, softwares e soluções técnicas, o líder de TI está se tornando, cada dia mais, um influenciador, responsável por apontar os novos e melhores caminhos nos negócios para sua organização.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.