BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 dicas para otimizar a gestão de TI em 2018

Adotar algumas medidas na rotina da TI é essencial para melhorar o andamento de todos os processos da empresa, além de  ajudar a atingir maiores resultados.  

 

6 dicas para otimizar a gestão de TI em 2018

 

 

No mercado atual, que está cada vez mais competitivo, as empresas não podem correr o risco de ficar para trás. É necessário se adiantar e buscar informações desde já para começar 2018 com novas estratégias para otimizar seus projetos e, assim, entregar seus serviços e produtos com ainda mais agilidade e eficiência.

Otimizar a gestão de TI é uma das principais medidas que podem ajudar os gestores nessa tarefa. Para que isso seja possível, é necessário investir na adoção de boas práticas, novas ferramentas e tecnologias, além de automatizar rotinas para aumentar a performance de toda a equipe.

Além disso, é preciso alinhar seus projetos às necessidades da corporação para agregar valor aos negócios e garantir uma melhor experiência para os usuários. Confira a seguir, 6 dicas para colocar em prática e aprimorar a gestão da TI de seus clientes:

1. Usar tecnologias inovadoras

Para acompanhar a competitividade do mercado e atender clientes cada vez mais exigentes, as empresas precisam investir em tecnologias modernas para serem capazes de se adaptar a essas mudanças.

Para as corporações que buscam acompanhar essa transformação digital nos negócios é preciso modificar processos e adotar medidas que simplificam o ciclo de vida de produtos e serviços, como a realização de testes de qualidade, pesquisas de mercado, a automatização de processos e outros recursos otimizadores.

Dessa forma, é possível agir de forma mais ágil e aprimorar a qualidade dos serviços para que eles atendam melhor às necessidades dos clientes.

2. Adotar métricas de desempenho

Esse recurso ajuda a TI a ter uma visão mais ampla sobre todo a infraestrutura do negócio e os processos desenvolvidos pela empresa.

Assim, é possível detectar falhas, problemas na performance de equipamentos, avaliar o trabalho de cada colaborador de forma mais rápida e definir medidas corretivas para que a empresa sofra o menor impacto possível.

3. REALIZAR TREINAMENTOS DA EQUIPE

Como as ferramentas utilizadas no ambiente de trabalho se atualizam e mudam a todo momento, é fundamental que toda a equipe esteja preparada para se adaptar às novas tecnologias. 

Os treinamentos são uma ótima alternativa para eliminar falhas em processos e gargalos no sistema, além de manter o conhecimento de suas equipes sempre atualizados. 

 

 

 

4. Investir em certificações

As certificações de TI não são apenas para os profissionais que estão em busca de novas oportunidades do mercado. Manter a equipe interna atualizada é essencial para as empresas. Elas garantem uma maior especialização e agilidade dos profissionais para lidar com situações diversas e assertividade para resolver problemas.

5. Implementar processos de feedback

A realização de feedbacks com a equipe é uma estratégia simples, mas eficiente que pode ajudar na otimização da gestão da TI, pois permite que os colaboradores percebam quais erros cometeram e, assim, possam trabalhar para corrigir suas práticas.

6. MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Uma das principais preocupações das empresas é garantir uma experiência satisfatória para seus clientes. Por esse motivo, um grande desafio dos gestores de TI é atender as necessidades dos usuários, sem prejudicar processos.

Por isso, as empresas devem apostar na adoção da tendência User Experience (UX). Por mais que pareça novo, esse conceito sempre existiu e visa aprimorar a interação do usuário para garantir sua satisfação. 

A UX tem evoluído e se tornado importante nos negócios por facilitar a adoção de processos e tecnologias para que os usuários realizem suas tarefas no menor tempo possível. 

Quando a TI passa a se focar mais na satisfação dos clientes, a gestão consegue realizar processos mais precisos e inteligentes e, assim, contribuir para o sucesso dos negócios.


Para começar 2018 à frente de seus concorrentes, a gestão da TI deve estar alinhada com as estratégias de negócio, de forma que seja possível atender às novas necessidades corporativas. Para isso, é necessário que seus clientes se foquem na adoção desse conjunto de estratégias que podem ajudar na modernização de processos e torná-los mais ágeis.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.