BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 medidas para utilizar as análises de big data com sucesso

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 5 min

Saiba como otimizar a análise de dados de seus clientes e como esse processo pode auxiliá-los a alcançar os melhores resultados.

 

5 medidas para utilizar as análises de big data com sucesso

 

 

 

O fenômeno Big Data tem consolidado sua importância no ambiente corporativo graças às explosões de dados gerados pela sociedade, além da proliferação das redes sociais, o crescimento do uso de e-commerce e a crescente penetração de dispositivos móveis.

Tudo isso faz parte do cenário atual das empresas, que contam com inúmeros aparelhos, smartphones e dispositivos sensoriais, como câmeras de monitoramento e medidores de velocidade, conectados à sua rede e que geram um alto volume de dados complexos.

Para serem capazes de gerar oportunidades para os negócios a partir desses dados, as corporações precisam utilizar ferramentas de análises adequadas, conhecidas como Analytics, que realizam a implementação de estratégias capazes de conhecer e fidelizar melhor os clientes, reduzindo custos operacionais e melhorando seus produtos.

Dessa forma, é possível direcionar as análises de dados para entender melhor como aprimorar os produtos e serviços da empresa, criar estratégias de marketing inteligentes, realizar mapeamentos dos hábitos dos consumidores e, assim, traçar novas estratégias de vendas para aumentar a produtividade, evitar desperdícios de recursos e estar sempre à frente das concorrentes.

O Big Data Analytics promete ajudar as empresas a coletarem o máximo de dados, estruturados ou não, a partir de diferentes fontes e analisá-los. Dessa forma, é possível encontrar novos padrões e insights poderosos que indicam tendências para ajudar a empresa a inovar seus negócios.

Entretanto, ainda que o conceito de Big Data já seja comum entre as organizações, ainda é relativamente pequeno o número de empresas que realmente conseguem se beneficiar dos avanços do Big Data Analytics.

Portanto, mais do que enxergar a importância dessa tendência, é necessário que as empresas saibam como usar os recursos e como aplicá-los os negócios, tomando alguns cuidados para realizar suas análises de forma eficiente e segura.


Confira a seguir as 5 medidas necessárias para realizar esse processo com sucesso:


1 - Compreender os negócios e os dados

Para se realizar uma análise de dados efetiva e completa é necessário entender toda a finalidade do processo para os negócios. A empresa precisará de um profissional especialista que saiba buscar pelas informações certas e que tenha uma boa compressão dos dados disponíveis.

 

 


2 - Organizar os dados

Como o número de dados aumenta a cada dia, pode sair do controle rapidamente, atrapalhando o desenvolvimento de projetos. Por isso, a equipe de análise deve se preparar para realizar a coleta e validação das grandes quantidades de dados existentes, além de armazená-los onde as ferramentas de Big Data possam encontrá-los com facilidade.


3 - Determinar os problemas e como os dados poderão ajudar

Uma medida importante para se aproveitar as vantagens do Big Data é realizar a ligação entre os possíveis problemas da empresa e os dados disponíveis. Os profissionais envolvidos deverão levantar questões como: “Esses dados ajudarão a resolver este problema?”, “O dado existe dentro da empresa?” e “É possível ter acesso a ele?”. Dessa forma, será possível identificar qual o tipo de dado que a empresa precisa.


4 - Definir metas sensatas

É importante que os gestores da empresa tenham em mente que as análises não fazem milagres, nem todos os projetos de análise irão trazer os melhores resultados para solucionar os problemas corporativos. Portanto, se um projeto não estiver alcançando os resultados esperados, a empresa deve estar preparada para focar em novas oportunidades.


5 - Ser flexível

As análises de Big Data podem encontrar insights poderosos nas áreas mais inesperadas da corporação. Por isso, a empresa deve ser flexível sobre as metodologias e ferramentas utilizadas, reconhecendo que as ferramentas de Big Data estão em constante modificação.

Portanto, é necessário ser flexível nas implementações e atualizações, fazendo investimentos de acordo com as necessidades da empresa e buscando experiências em diferentes tipos de análises.

Uma vez que a organização já conta com as ferramentas certas para realizar as análises e passa a tomar as medidas necessárias para garantir a qualidade do processo é possível inovar com as informações certas e basear as tomadas de decisões nelas, alcançando assim, melhores resultados para os negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados