BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 estratégias para orientar investimentos em TI com sucesso

A TI tem assumido um papel cada dia mais importante nos negócios. Mostre aos seus clientes quais medidas devem ser tomadas para direcionar seus projetos corretamente.

 

5 estratégias para orientar investimentos em TI com sucesso

 

Independente do tamanho ou setor da corporação, o investimento em TI tem se tornado essencial devido ao avanço da tecnologia usada no mercado, que permite negócios cada dia mais competitivos. A TI passou a oferecer a solução para uma série de desafios, possibilitando a criação de melhores estratégias para gerir processos internos e para a tomada de decisões corporativas.


O investimento em TI é capaz de aumentar a competitividade da empresa, prever tendências, realizar a integração de equipes, tornar a rotina operacional mais flexível e automatizada, além de trazer diversos recursos e ferramentas para inovar e otimizar a rotina de trabalho dos funcionários.


Aquelas empresas que não passam por essa modernização, considerando esse investimento um gasto desnecessário, acabam se tornando obsoletas. Portanto, é essencial que sua revenda consiga mostrar aos clientes sua real importância.


Para ajudar nessa tarefa, trouxemos 5 estratégias que seus clientes devem seguir para que os recursos direcionados a essa área sejam bem aproveitados e os resultados esperados sejam atingidos. Confira:


1. Envolvimento com o planejamento

Primeiramente, é necessário que a empresa conte com um bom gestor de TI para a criação do planejamento das etapas da implementação das tecnologias. Ele deve participar de todos os processos, acompanhar a evolução do projeto e verificar se os prazos estão sendo seguidos para evitar que problemas aconteçam.


2. Corte de gastos desnecessários

Normalmente, grande parte do dinheiro direcionado para o setor de TI é aplicado em infraestruturas de hardware, mas com as tecnologias atuais presentes no mercado isso não é mais necessário. Portanto, antes de trocar modelos antigos, as empresas precisam buscar por recursos e soluções potentes que possibilitam o corte desses gastos.


3. Comprove a necessidade da virtualização

Para lidar com as resistências contra os investimentos, uma alternativa é mostrar as vantagens que a virtualização trará para os negócios. Ela ajuda na redução de gastos com a aquisição de hardwares, automatiza processos, minimiza o tempo gasto com manutenções, possibilita uma rápida recuperação de falhas e faz backups otimizados, entre outros benefícios.

 


4. Determine o retorno sobre investimento (ROI)

O impacto das tecnologias implementadas devem ser contabilizados. O gestor de TI deve considerar os gastos com os investimentos, verbas e recursos disponíveis para ser possível mensurar os ganhos futuros que as novas ferramentas irão proporcionar. Dessa forma, é possível apresentar os valores para o setor Financeiro, responsável pela aprovação dos projetos.


5. Reavalie os serviços prestados por fornecedores

Outro passo importante é verificar os contratos com fornecedores para se certificar que tudo está sendo cumprido. É necessário monitorar os dados, históricos de falhas ocorridas, verificar a estabilidade no funcionamento de equipamentos e a continuidade de serviços.

 

Assim, é possível garantir se os acordos de níveis de Serviço (SLAs) estão de acordo com o contratado e, caso haja alguma falha, negociar descontos e buscar por oportunidades melhores para reduzir despesas do orçamento.

 

O investimento em TI é capaz de ajudar na aplicação de recursos importantes para os negócios, não apenas no departamento de TI, mas em todos os outros setores da empresa. Ele impacta diretamente nos custos operacionais a longo prazo por criar rotinas de alta performance e eliminar falhas. Portanto, é essencial mostrar aos clientes a importância de investir para conseguir melhores resultados.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.