BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 erros que podem levar o outsourcing de TI ao fracasso

Descubra quais são as principais falhas cometidas pelas corporações ao realizarem a terceirização de seus serviços e evite que seus clientes caiam nessa armadilha.

5 erros que podem levar o outsourcing de TI ao fracasso

 

 

O outsourcing de TI representa a terceirização da gestão e controle dos sistemas de uma empresa. Diversos negócios, desde pequenas empresas até grandes corporações, estão investindo nesse modelo, seja para atender demandas que a equipe interna não conseguirá cumprir ou para aperfeiçoar serviços que necessitam de profissionais especialistas.

Essa opção tem sido vantajosa para os negócios, pois conta com uma redução de custos internos, alta disponibilidade, otimização da performance da TI, além de garantir uma maior qualidade, entre outros recursos.

Mas, ainda que apresente diversos benefícios para a empresa, o outsourcing, quando não planejado corretamente pode trazer grandes prejuízos para os negócios.

Confira quais são as principais falhas das corporações ao adotar o outsourcing e não deixe que o projeto de seus clientes fracasse:


1. Falta de planejamento

O principal erro cometido pelas empresas é não realizar o planejamento junto dos clientes e sua equipe para entender quais são as necessidades e prioridades que serão consideradas no projeto. É necessário delinear cada aspecto com antecedência para que os serviços funcionem corretamente.


2. Deixar tudo por conta da equipe terceirizada

Após escolher qual será o provedor do serviço outsourcing, muitas vezes, as empresas não se envolvem com o andamento da gestão do projeto.

Entretanto, ainda que todo o serviço seja desenvolvido pela equipe contratada, é necessário que os gestores da TI interna supervisionem a produção para garantir que as expectativas estejam sendo cumpridas e que nenhum problema aconteça.

3. Encontrar parceiros confiáveis

Antes de fechar contrato com um provedor terceirizado, é necessário pesquisar por diferentes fornecedores no mercado, sua reputação, preços e as condições que cada um oferece.

Muitas vezes, escolher pelos menores preços pode não ser a opção certa. Portanto, busque pelas melhores recomendações e tente negociar os valores, pois os contratos terceirizados normalmente são flexíveis.

 

 

4. Esquecer-se da governança de TI

Cada empresa tem estabelecido as suas normas de governança para definir quais práticas são recomendáveis e aceitáveis no ambiente de trabalho, entretanto, muitas vezes essas regras podem não corresponder às adotadas pela equipe de outsourcing.

Dessa forma, é importante que os gestores alinhem as diretrizes e normas de sua corporação com o fornecedor para evitar futuros conflitos e, além disso, garantir a integração entre equipes internas e externas.

5. Não definir canais de comunicação

É necessário manter o contato constante com a equipe do fornecedor durante a prestação de serviços. Os gestores de TI devem estabelecer quais serão os canais de comunicação entre eles e sempre solicitar o envio de relatórios regularmente sobre o avanço do projeto, além de marcar reuniões periódicas.


Ao se manter conectado com a equipe de outsourcing, o gestor garante a integração com os colaboradores internos e evita que o andamento dos serviços saiam do planejamento inicial, além de identificar problemas.

 


As cinco situações listadas acima representam grandes desafios para os gestores de TI durante a terceirização de projetos e podem levá-los ao fracasso. Portanto, antes que seus clientes adotem esse tipo de serviço em suas empresas, oriente-os a conhecer quais são suas reais necessidades para montar um bom planejamento.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.