BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 problemas de armazenamento de dados que a hiperconvergência pode resolver

Os profissionais de TI têm muitos obstáculos ao lidar com o armazenamento virtualizado em ambientes tradicionais. A infraestrutura hiperconvergente pode ser a melhor opção para eliminá-los.

 

 

A hiperconvergência é uma solução de infraestrutura de software que integra recursos de computação, armazenamento, rede e virtualização em uma única interface, facilitando a visualização pelos administradores de TI. Assim, torna-se mais fácil implantar, gerenciar e prestar suporte aos ambientes, como já foi apresentado em "O que é Infraestrutura Hiperconvergente?"


Os sistemas hiperconvergentes normalmente são utilizados para hospedar cargas de trabalho virtualizadas, porém também podem resolver diversos problemas de armazenamento de dados que costumam afetar os ambientes tradicionais.

Conheça esses problemas e descubra como a hiperconvergência pode resolvê-los:

 

1 - Silos de armazenamento

Os silos evoluem de acordo com as mudanças tecnológicas e o crescimento dos negócios. Eles se referem a situações em que o armazenamento é dedicado a uma aplicação, carga de trabalho ou grupo de sistemas. Os problemas que podem surgir estão relacionados a falta de flexibilidade, pois os silos costumam ser rígidos.

Ao se utilizar um sistema hiperconvergente, que possui seu próprio hardware de armazenamento, esse problema não acontece. A camada de gerenciamento torna mais fácil tratar o armazenamento como um recurso agrupado que pode ser alocado dinamicamente de acordo com as necessidades que vão surgindo conforme as mudanças nas cargas de trabalho.

2 - Armazenamento remoto

Funcionários que trabalham de forma remota ou filiais da empresa costumam apresentar problemas para a TI, o principal contratempo é que, na maioria das vezes, não possuem um suporte de TI dedicado. Fornecer a colaboradores remotos hardware de armazenamento não é uma tarefa prática, devido aos altos custos e capacidade de suporte necessária.

Em filiais, as operações I/O (Input/Output) de armazenamento devem estar ligadas a uma conexão WAN com o Data Center da organização. Essa arquitetura pode apresentar alta latência e não fornecer a experiência de acesso necessária aos usuários.

Para resolver esses problemas, os sistemas hiperconvergentes são uma ótima opção, pois são compactos, autônomos e simples de implementar. Assim, os funcionários remotos podem se beneficiar do acesso local às máquinas virtuais e ao armazenamento de dados, enquanto a TI consegue realizar o gerenciamento remoto. Além disso, a hiperconvergência é capaz de suportar a replicação do armazenamento, permitindo que cópias de dados secundárias sejam alocadas no Data Center primário.


3 - Evolução do armazenamento

A complexidade do armazenamento aumenta rapidamente conforme as evoluções que essa tecnologia vai sofrendo. Ao passar do tempo, a organização precisará adicionar mais hardwares de armazenamentos ou substituir os existentes. Como os modelos vão se atualizando, os novos hardwares provavelmente serão diferentes dos já usados. Isso pode ser desafiador para a equipe de TI.

Os sistemas da hiperconvergência são capazes de solucionar esse problema. Seus recursos são projetados para serem modulados e diminuir a complexidade do armazenamento. Dessa forma, os profissionais de TI não precisam lidar com as complexas tarefas de configuração e manutenção inerentes ao uso de hardware de armazenamento dedicado.

4 - Planejamento de capacidade de armazenamento

Sistemas hiperconvergentes tendem a eliminar ou pelo menos reduzir a necessidade de planejamento de capacidade. Eles são projetados para utilizarem arquiteturas baseadas no modelo pay-per-use. Isso permite que os profissionais de TI comprem a quantidade exata de armazenamento necessária e incorporem módulos adicionais caso sejam necessários mais recursos. Isso elimina a preocupação e trabalho de realizar planejamentos prévios e riscos de gastos desnecessários.

Por ser uma tecnologia que utiliza recursos modernos de armazenamento, a hiperconvergência possibilita um melhor desempenho com menos uso do hardware. Ela possui uma camada de software concentrado em oferecer recursos com máxima agilidade e eficiência. Além disso, simplifica o monitoramento da infraestrutura de TI tornando mais fácil gerenciar os recursos e diminui a necessidade de intervenção manual. Em outras palavras, permite ir além das oportunidades vindas da virtualização, reduzindo os gastos com Data Center e aumentando a eficiência operacional devido à possibilidade de escalonagem automatizada de recursos.

 

 

Clique e saiba mais

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados