BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

10 tipos de profissionais de TI mais disputados no mercado

Um dos setores mais otimistas irá demandar cada vez mais profissionais bem capacitados, acirrando a disputa por vagas. Conheça 10 tipos de profissionais de TI mais disputados no mercado!

*Atualizado em setembro de 2023.

Após períodos de instabilidade e acontecimentos reversos em todo o mundo, neste ano a expectativa é que as economias se recuperem e a área de tecnologia é uma das que apresentam as expectativas mais otimistas. A necessidade por soluções tecnológicas eficientes e inovadoras é uma constante e a competição por talentos em tecnologia fica maior a cada dia.

As taxas de desemprego na indústria de TI são extremamente baixas considerando todo cenário adverso vivido recentemente. Para algumas funções como engenheiros de redes e segurança e desenvolvedores de software, essas taxas chegam perto de 1% apenas.

De acordo com uma pesquisa da Robert Half Technology a maioria dos CIOs, irão expandir suas equipes ou preencher as vagas em aberto em 2017. Outro estudo realizado pela TEKsystems, revelou que a confiança é alta e os orçamentos de TI estão crescendo. Em geral, a expectativa para os profissionais é bastante positiva, em especial para aqueles com habilidades nas áreas citadas abaixo.

Veja quais são os tipos de profissionais de TI:

  • Desenvolvedores de software full-stack;
  • Gerente de projeto;
  • Cibersegurança;
  • Profissionais de redes;
  • Profissionais de UI/UX;
  • QA/testing;
  • Engenheiros de nuvem;
  • Big Data;
  • Profissionais de Machine Learning e Inteligência Artificial;
  • DevOps.

Saiba mais!

10 tipos de profissionais de TI mais disputados no mercado

1. Desenvolvedores de software full-stack

Para um desenvolvedor de software se destacar ele não pode ficar “preso” em apenas uma linguagem ou plataforma. Ter profissionais que entendam e tenham experiência com DevOps, design, QA, DBA e Analytics, por exemplo, é muito valioso para uma equipe de TI.

É o que diz Gene Richardson, COO da Experts Exchange. Para ele, colaboradores que desenvolvam essas aptidões ajudam a melhorar o time to market, minimizando os custos e garantindo uma equipe com uma melhor compreensão dos problemas de negócios e com maior assertividade para resolvê-los.

2. Gerente de projeto

As empresas precisam de gerentes de projeto para lidarem com os orçamentos de TI que estão se recuperando. De acordo com Stephen Zafarino, diretor da Mondo, empresa de recrutamento de TI, esses profissionais precisam ajudar a manter os processos sob controle e dentro do cronograma.

Gerentes com experiência vertical em áreas específicas como TI para saúde e finanças serão os mais requisitados em 2017. A pesquisa State of CIO, da Computerworld, revelou que 25% dos entrevistados com planos de contratação pretendem admitir pessoas com essa habilidade nos próximos 12 meses.

3. Cibersegurança

A segurança cibernética se tornou a prioridade número 1 para muitas empresas e não há profissionais suficientes para preencher a demanda nessa área. Para proteger os dados e informações antes de se tornarem vítimas as empresas irão precisar incrementar suas equipes de TI.

Pode ser que você também queira saber: como garantir a cibersegurança trabalhando de casa?

4. Profissionais de redes

Estabilizada em 2016, a demanda por profissionais de rede voltou a crescer em 2017. Profissionais de administração de rede e engenheiros de rede estão entre os mais procurados pelos clientes, pois são considerados fundamentais para que as empresas digitais continuem a crescer.

5. Profissionais de UI/UX

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e não se contentam com uma experiência de usuário deficitária, seja no uso de software empresarial, portais de compras ou jogos. Profissionais especializados em experiência do usuário e os designers de interfaces de usuários (UX/UI) vão estar em alta para tornar os softwares cada vez mais intuitivos.

New call-to-action

6. QA/testing

Ao lado dos profissionais de UI/UX estão os profissionais de testes e garantia de qualidade. De nada adianta um front-end (visão do cliente) perfeito e contínuo se o software no back-end não for robusto.

O estudo da TEKsystems mostrou que as funções de controle de qualidade e testes aumentaram em importância no último ano, uma vez que as aplicações são vistas cada vez mais como críticas.

7. Engenheiros de nuvem

Muito se ouviu falar sobre nuvem em 2016, sem dúvidas a utilização da tecnologia ganhou espaço. Na busca em direção à infraestrutura de nuvem pública e adoção de nuvens híbridas, a demanda por profissionais qualificados em configuração, integração e segurança de implementações em nuvens estará mais aquecida em 2017.

8. Big Data

Os dados chegam de todos os lados dentro da empresa: dados de usuários, de comportamento do cliente, de compra, bem como leads de vendas, dados de marketing, entre outros.

As empresas precisam de profissionais aptos para desenvolver soluções para capturar, processar, analisar e interpretar esse grande volume de informação.

De acordo com Richardson, toda indústria, da TI ao marketing, finanças, formuladores de políticas, entre outros, estão contratando analistas de dados para contribuir na tomada de decisão.

9. Profissionais de machine learning e inteligência artificial

Os programadores estão saindo de um ambiente “if/then/else” (se, então, senão), base da programação lógica, para utilizar algoritmos de IA para tomar decisões em tempo real. Profissionais especializados em construir sistemas de IA e aprendizado de máquina terão alta demanda nos próximos anos.

Saiba quais as principais áreas de atuação em alta na TI!

10. DevOps

A combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa de distribuir aplicativos e serviços em alta velocidade e de maneira otimizada, chamada de DevOps, é uma área que continuará sendo importante na contratação de TI em 2017. As empresas precisam de boas interfaces entre o departamento de TI e os executivos da área de negócios, o que garante que os projetos atendam às necessidades e objetivos estratégicos das empresas.

Leia também:

Esse tipo de abordagem ganha espaço em organizações mais tradicionais, objetivando a engenharia em prol do negócio, com suas práticas, ferramentas e cultura visando aumentar a frequência de deployment, reduzir o lead time, a taxa de falhas durante as mudanças e o tempo médio de reparo em caso de erros.

Contudo, é preciso ter paciência na hora de buscar os profissionais com os conhecimentos destacados acima, pois a demanda é alta e quantidade de pessoas qualificadas ainda não acompanha o ritmo da necessidade de mercado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.