BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

10 dicas para ajudar novos líderes de TI

Ao assumir esse cargo, o profissional passa a ter diversas responsabilidades nos negócios da empresa e não apenas na parte técnica. Saiba como ele deve agir para ser bem sucedido.

 

10 dicas para ajudar novos líderes de TI

 

As empresas, independente do setor em que atuam e de seu porte, estão cada vez mais dependentes do uso da tecnologia da informação em seus negócios. A computação em nuvem, big data, IoT e outras se tornaram ferramentas essenciais para melhorar o desempenho de toda a equipe e o atendimento das necessidades dos clientes.

Para ser capaz de auxiliar as corporações em todos os seus processos, o departamento de TI precisa ter capacidade de trabalhar com funções e responsabilidades variadas e ser capaz de identificar as necessidades específicas da empresa e de seus clientes.

Isso requer uma liderança qualificada, por isso, o profissional deve estar a frente de sua equipe para implementar e garantir que as funções e demandas de tecnologia exigidas pela empresa estão sendo atendidas, além de ser responsável por gerenciar todos os ambientes e conseguir acompanhar as novas situações e tecnologias que vão surgindo a todo momento.

Quando um profissional assume o papel de liderança em uma empresa há algumas dicas que podem ser seguidas para que ele se torne um líder em tecnologia e consiga lidar com todos os desafios desse cargo. Confira 10 dicas essenciais para ajudá-lo nessa tarefa:

1 - Focar na equipe

Não basta priorizar números e softwares, é necessário que a liderança se preocupe com a sua equipe e o relacionamento entre seus membros. O profissional deve conhecer todo o seu pessoal e o papel que cada um deve desempenhar. Ele precisa sempre conversar com sua equipe, discutir sobre as metas e prioridades e qual o melhor caminho para alcançá-las.

2 - Definir metas

Uma das formas de manter a equipe motivada é esclarecer as metas do departamento de TI e como cada um irá contribuir para o crescimento dos negócios. Isso ajuda a criar o compromisso mútuo de todos.

3 - Conhecer o ambiente

É necessário identificar todos os sistemas e funções com que a equipe irá trabalhar e familiarizar-se com todos os processos operacionais por trás deles. Além disso, o líder deve conhecer todos as normas, documentações importantes e políticas existentes e descobrir quais plataformas e aplicativos são utilizados. Uma boa liderança sabe como e quando as coisas funcionam. Assim, é possível identificar rapidamente quando um problema acontece e corrigi-lo antes que causem prejuízos.

4 - Saber quem são seus clientes

Os líderes de TI devem conhecer todos os usuários, tanto internos quanto externos, das aplicações e serviços de sua empresa. Por isso, deve identificar quem são seus clientes e quais são as prioridades e necessidades deles.

Isso irá ajudar a determinar o que precisa ser corrigido ou melhorado em diversas áreas, como no tempo de atividade do sistema, aplicativos funcionais, desempenho rápido, entre outras, o que afetará diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

5 - Conhecer fornecedores

Além de conhecer as características dos funcionários e clientes, é preciso conhecer os possíveis fornecedores de equipamentos, suporte e serviços. A liderança de TI deve conhecer o contrato da empresa que trabalha com os fornecedores detalhadamente. Assim, quando algum problema ocorrer, saberá quais serviços serão prestados e poderá cobrar para que sejam executados adequadamente.

6 - Tomar decisões rápidas e adequadas

É essencial contar com a capacidade de assumir a frente das situações e tomar decisões estratégicas. O líder de TI deve ter um plano de ação para solucionar problemas.

Para criar um plano estratégico de tomada de decisões efetivo deve-se pensar nele como um processo composto por três etapas: coleta de dados, identificação de linhas de ações viáveis e, finalmente, decisão. Uma atuação estratégica pode evitar diversos prejuízos causados quando a TI não está preparada.

7 - Inovação

O profissional deve tratar como prioridade acompanhar as novidades de tecnologia no mercado e investir nessas inovações. Elas são essenciais para que as empresas consigam sobreviver e crescer no mercado atual.

Acompanhar as últimas tendências de tecnologia vai muito além de ferramentas e plataformas modernas, abrange novas culturas corporativas e o líder de TI deve promover novas formas de trabalhar com essas tecnologias e de como inseri-las nos negócios.

8 - Identificar recursos e orçamentos

Para exercer o cargo de liderança na TI, o profissional deve estar alinhado aos outros departamentos da corporação e trabalhar de forma integrada. Ele deve buscar sempre informações das áreas de finanças e contabilidade para analisar os orçamentos disponíveis e como podem ser distribuídos com softwares, serviços, suporte e pessoal para manter o departamento funcionando corretamente.

9 - Planejar estratégias

A elaboração de estratégias de ação são essenciais para desenvolver os próximos projetos e definir os objetivos, iniciativas, procedimentos e o conjunto de habilidades que serão adotados para melhorar a eficiência dos serviços realizados pela equipe.

10 - Solicitar feedbacks

Para aprimorar suas ações, uma ferramenta importante a ser utilizada pelos líderes de TI é o feedback. Obter informações de sua equipe e clientes pode ajudar o profissional a observar seu progresso, ver se seus objetivos estão sendo cumpridos e, assim, fazer os ajustes necessários e traçar novas metas.

Não há um manual pronto para que o gestor de TI possa se tornar um líder, além de cada empresa ter suas exigências específicas. Por isso, essas dicas servem de suporte para as ações do profissional que deseja se tornar um líder bem sucedido, mas ele também deve se adaptar ao cenário em que trabalha para ser capaz de agir rapidamente, identificando as melhores ações a serem tomadas diante das diversas situações em sua rotina de trabalho.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.